Blog

PARA FAZER COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS: TORNE-SE MEMBRO (ao alto, à direita), E CLIQUE AQUI. CAPÍTULO 3:


por Administrador Root (4 meses, 22 horas, 17 minutos e 7 segundos atrás)
Capoeira
Na década de 1930, em Salvador, mestre Bimba criou um método de ensino e "inventou" a "academia de capoeira"; e foi logo seguido pelos mestre Pastinha, Noronha e muitos outros. Foi o começo do "Sistema de Academias" através do qual a capoeira se inseriu na sociedade moderna, se difundiu para o Rio e São Paulo e pelo Brasil a partir dos 1950s, e pelo estrangeiro a partir dos 1970s.
Outras manifestações de origem africana semelhantes à capoeira, como a ladja de Martinica, ou o moringue das Ilhas Reunião, não efetuaram esta passagem e se extinguiram.


Depois do período da escravidão e da era da marginalidade, a capoeira através do "Sistema de Academias" está hoje em mais de 150 países.
No entanto, vários capoeiristas perguntam:


1. Será que existe excesso de hierarquia e autoritarismo nas academias de capoeira de nossos dias?


2. Ou, ao contrário, a hierarquia e autoritarismo são parte da "tradição"?
Neste caso a tradição seria a infra-estrutura das maltas cariocas dos 1800s; as academias de mestre Bimba e Pastinha e outros em Salvador nos 1930s e 1940s; os mestres e grupos que aperfeiçoaram as academias no Rio e em São Paulo nos 1960s.


É um assunto polêmico que afeta todos capoeiristas, desde o mais ingênuo iniciante até os mestres mais famosos.
Vamos analisar, da forma mais imparcial possível, este aspecto raramente comentado publicamente, citando (e fazendo paralelo com a capoeira):
- Muniz Sodré que explica como as Nações montam, através da ilusão, "ideologias nacionalistas ou mitos de identidade, baseados em cultura, origem, e projeto coletivo presumidamente comuns" (na capoeira: a "montagem" da ideologia e identidade de cada grupo);
- Sigmund Freud que fala da violência nata dos seres humanos, e da necessidade de criar um "inimigo externo" para onde é canalizada esta violência, e assim dar consistência interna a um grupo ou comunidade;
- Eduardo Coutinho que fala da "dialética da tradiçao", da tradição do oprimido, e da tradição do opressor;
- E da onda de violência que varreu o mundo da capoeira, aproximadamente de 1975 a 1990, e que tinha a finalidade de capturar novos alunos, ou alunos de outros grupos.

É um assunto delicado, polêmico, e muito atual.
Com este cap.3 vamos encerrar a parte básica de nosso livro, e partir em fevereiro para "vôos" mais "filosóficos" .
Creio que vocês vão curtir.

Copie e cole esse link no seu navegador para download do capítulo:
http://www.abeiramar.tv/grupo_estudo/livro_cap3.pdf

Grande abraço, Nestor Capoeira.


Você precisa ser sócio para comentar, efetue o login no topo do site.

Mural de recados Abeiramar:
11_05_2012

Video da Semana (Video of the week): Abertura - Quem quer Brincar de Capoeira
Apanhado da semana (Pickc of the week): O Melhor trabalho do Mundo

04_05_2012

Video da Semana (Video of the week): Programa Tribos - 2006 parte 3
Apanhado da semana (Pickc of the week): Máscara e Tico - Real Brazil 2012
Nova Pasta: Tico

27_04_2012

Video da Semana (Video of the week): Palavra de Mestre parte 7 - Mestre Pinatti

20_04_2012

Video da Semana (Video of the week): Programa Tribos Capoeira - parte 2
Apanhado da semana (Pickc of the week): Mestre Waldemar da Paixão em 1955
Brincadeira de Angola: Tamandua e a Formiga

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Obrigado por acessar abeiramar.tv capoeira online

Essa nossa proposta está só começando. Sinta-se a vontade para comentários e críticas construtivas em prol do desenvolvimento deste canal. Divulguem para os amigos e aqueles que gosta.

Axé.